- Seg. a Sex. das 08h às 17hs | Sáb. das 08hs às 12hs
- [email protected]
Para proteger seus investimentos de Capex, sobretudo em projetos estratégicos, as organizações têm sido aconselhadas por consultorias especializadas a usar metodologias específicas, com comprovada efetividade.
Na fase de execução dos projetos, destaca-se o Last Planner System, criado por Glenn Ballard e Greg Howell, também fundadores do Lean Construction Institute.
Os sistemas de planejamento tradicionais são incapazes de produzir fluxo de trabalho previsível.
A confiabilidade do fluxo de trabalho afeta diretamente a velocidade e o custo do sistema.
Os planos são previsões e muitas vezes podem estar errados se o planejamento demorar colocar com muita antecedência e/ou incluir muitos detalhes também cedo.
A pessoa mais próxima do trabalho, com autoridade de tomar decisões, criar planos e se comprometer a realizar o trabalho.
Um sistema de planejamento, monitoramento e controle que segue os princípios Lean. Criado por Glenn Ballard e Greg Howell que fundaram mais tarde o Lean Institute.
Existem oito elementos-chave do Last Planner System que se alinham com os cinco tipos de conversas que as equipes têm:
Para viabilizar e operacionalizar os elementos chave, há ferramentas e eventos idealizados para potencializar a metodologia.
Dentre as instituições ligadas ao Last Planner System, o Lean Construction Institute dos Estados Unidos oferece formação, material, referências e uma certificação, voltada ao público americano, mas que pode ser obtida por estrangeiros.
Ao redor do globo, outras instituições também fortalecem conceitos Lean e o LPS, tais como os Lean Construction Intitutes da Canadá, Alemanha, Reino Unido, Indonésia e Catar, dentre outros.
No Brasil, existem consultorias, gerenciadoras, construtoras, softwares e indústrias que usam e promovem o LPS.
Em um cenário de necessidade de otimização de recursos para fortalecer a competitividade, analisar as construções sob a óptica do Lean passa a ser um diferencial competitivo de vital relevância.
Em filiais que disputam recursos com outras filiais ao longo do planeta, ter o aval o Last Planner System pode configurar a credibilidade para atrair recursos e fortalecer a infraestrutura e economia de um país.
Sendo assim, para o profissional ligado a gestão de projetos, o conhecimento, prática e acompanhamento do desenvolvimento do Last Planner System passa a ser uma boa prática altamente recomendável.
Respostas de 2
O sistema realmente se mostrou um divisor de águas em projetos de capital estratégicos.
Sem dúvida uma metodologia que, se bem aplicada, leva a resultados impressionantes!