- Seg. a Sex. das 08h às 17hs | Sáb. das 08hs às 12hs
- [email protected]
Um dos grandes desafios que empresas com grandes plantas enfrentam é o de realizar paradas industriais com um nível de gestão semelhante ao aplicado na rotina. Lidas, ao mesmo tempo, com equipes externas com culturas diversas, uma mistura de projetos provenientes de demandas tecnológicas, de engenharia e manutenção e uma pressão por mudança na rotina eleva o nível de tensão.
As equipes enfrentam, em alguns casos, distensões e, no mínimo, saem com uma série de lições aprendidas. Que, aliás, muitas vezes, não são sequer reunidas. Fica o trauma e o medo. A fama das paradas industriais precede suas reais ocorrências.
Conseguir otimizar os recursos e manter uma estrutura que traz resultados foi o que levou nossa equipe a desenvolver, ao final de 2021, a Metodologia do Controle de Paradas em Três Instâncias. Resultado de uma herança já explicada no artigo Parada Power BI ScrumParadas Industriais: O que há de novo? – Plaorc, o método se mostrou eficaz e formalizou alguns procedimentos, fluxos e ferramentas que desarmam alguns gatilhos perigosos em grandes paradas, reparos gerais e semelhantes.
Identificamos, no cenário atual, três conjuntos de atividades executadas por três tipos específicos de profissionais que possuem, cada qual, uma matriz de treinamentos e um road map dentro do fluxo de vida do projeto. Com esta especialização e essa estrutura com lideranças conceitualmente bem formadas, é possível eventualmente fazer a estrutura crescer, sem perder identidade, até o tamanho que atenda o porte do desafio.
Assim, chegamos a uma definição boa do pragmatismo: resultado garantido, legado e possibilidade de reforço a qualquer momento. O sonho de quem lida com esse fenômeno sazonal chamado parada e quer sair bem de saúde.
As instâncias são três: a ênfase em metodologia, sistema de gestão, relatórios gerenciais e a forma e controle geral do ciclo de vida; a ênfase em suprimentos, mapas de suprimentos, logística de importações, almoxarifados, cadastros, mobilizações e prontidão de tudo no tempo certo; e a ênfase no planejamento detalhado, refinado e profundo dos fatídicos dias em que o equipamento para, mas o trabalho se realiza.
Temos, para cada instância, um conjunto empolgante e eficaz de templates. Resultado de experiências agridoces, economizam tempo, encantam gestores e permanecem constantemente em evolução, alinhados com as estratégias de nossos clientes e com o que há de estado da arte em softwares, metodologias e hardwares.
É por isso que tratamos com carinho o segmento de paradas industriais e nosso produto. Apesentado no Conagp de 2022 e para algumas das maiores empresas da América Latina, a Metodologia das Três Instâncias para Paradas Industriais por ser, quem sabe, algo interessante para aplicar em sua organização.