- Seg. a Sex. das 08h às 17hs | Sáb. das 08hs às 12hs
- [email protected]
Para quem acompanhou as últimas duas décadas do gerenciamento de projetos, testemunhas as últimas inovações na gestão de portifólio é particularmente excitante. Algumas das dificuldades mais recorrentes nos escritórios de projetos têm sido abordadas como nunca com o Power BI e sua integração com o Microsoft Project Online, o Project Web App, o SAP e o Excel.
Quem nunca ouviu queixas sobre problemas de integração do físico com o financeiro, correrias sobre gastos excessivos de tempo com fechamento de relatórios ou falta de consistências ou clareza nas informações expostas.
O gerenciamento de portifólios serve, em seu âmago, para direcionar o CapEx de forma mais eficaz possível na direção dos objetivos estratégicos da organização. Como o cenário atual requer agilidade nos mundos VUCA e BANI, manter esse alinhamento dinâmico não permite mais desperdício de tempo!!!
Especialistas concordam que as empresas que não automatizarem seus setores de projetos investindo em Business Intelligence estarão fadadas a correr atrás dos concorrentes. Foi assim no FBI com o Scrum e é assim na sua empresa.
Quem é de planejamento está acostumado a lidar com Microsoft Project e Oracle Primavera de maneira direta e com os relatórios do SAP de maneira tangencial. Gerar um cronograma, uma curva de avanço físico, talvez uma curva S ponderada por algum aspecto de recursos ou financeiro, tudo isso é parte da rotina. Os relatórios contemplam atividades do próximo período, caminho crítico, highlights do projeto. Estatísticas, gráficos e tudo mais que facilite a tomada de decisão.
Até muito pouco tempo, a estratificação dessas informações e a consolidação ficava a cargo do analista, planejador ou engenheiro que, sozinho sentado numa pilha de dados, extraía e manuseava os componentes das apresentações que o gerente de projetos usava.
A novidade, nem tão novidade assim, é que hoje as ferramentas de planejamento conseguem, de forma cada vez mais simplificada, fornecer dados para o Power BI. Com simples indexações, os projetos, portifólios, programas e ideias são vinculados a suas realizações financeiras no SAP ou Excel e remos um show de dados.
Os desdobramentos desse ainda estão em andamento nos congressos e escritórios de projetos, mas os entregáveis que temos obtido são incríveis. Ao alcance de um botão, segmentamos dados e analisamos cronogramas e resultados sob diferentes aspectos.
A revolução da informação chegou com força no gerenciamento de portifólios e isso é uma boa notícia.